Aqui em casa tem criança e nesta época do ano tem magia e árvore de Natal. Este é o terceiro Natal desde a existência do Blog Desafio Mamãe, e falamos sobre o assunto em dois posts, aqui e aqui. E hoje, vamos falar sobre a árvore de Natal?
De acordo com a enciclopédia livre Wikipédia (artigo completo, aqui), atualmente a árvore de Natal é uma tradição comum a católicos, protestantes e ortodoxos. Até o século XVIII, tratava-se uma tradição pagã, contudo, no início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com a crença que havia na Turíngia, para onde fora como missionário. Com um machado cortou um pinheiro sagrado que os locais adoravam no alto de um monte, mas como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus. Nascia aí a Árvore de Natal.
De acordo com a tradição cristã, existe um dia apropriado para a começar a decoração natalina, incluindo a montagem da árvore de Natal. O professor de religião no Colégio Internacional Everest, em entrevista para a Gazeta do Povo (artigo completo, aqui), explica que a data correta para enfeitar a casa é o primeiro domingo do Advento. O Advento é um período especial para o cristianismo, que compreende os quatro domingos anteriores ao dia 25 de dezembro. Nele, os cristãos preparam-se para a grande festa de Natal – o nascimento de Jesus – e lembram-se, também, que Ele um dia voltará. Neste ano, o primeiro domingo do Advento caiu em 29 de novembro. Por isso, ontem foi dia de montarmos nossa árvore de Natal.
Minha filha adora ajudar a montar a árvore de Natal, para ela este é um grande evento que anualmente ocorre aqui em casa. E, como vemos muitas decorações de Natal antes mesmo do primeiro domingo do Advento, ela nos cobra sobre a decoração natalina.
Com o tempo, nossa árvore de Natal foi crescendo e já optamos até pelo pinheiro natural.
Mas, independente de seu tamanho ou cor (verde ou branca), o mais importante é o que ela representa para a sua família e a tradição que é passada para seus filhos.
E você, tem o costume de montar árvore de Natal?
Um abraço,