Assaduras, o que funciona por aqui

27 de novembro de 2017

Mesmo aqueles que ainda não tem filhos, já ouviu falar sobre a dermatite de fraldas, a famosa assadura. Engana-se quem acha que a assadura, que acomete a maioria dos bebês, é significado, necessariamente, de falta de cuidado e carinho por parte do cuidador dos pequenos. A assadura pode ser resultado de algum problema, como a diarreia ou alergia.

De acordo com a Dra. Fernanda Freire, autora do site Seu Pediatra, o bebê fica assado porque a fralda faz aumentar tanto a temperatura quanto a umidade do local, e a pele fica mais irritada com o contato prolongado com a urina e fezes do bebê. Algumas vezes, o quadro é piorado devido a uma infecção por bactéria ou fungo, que se aproveitam da situação.

Para evitar que a assadura dê as caras por aí alguns cuidados básicos devem ser tomados, além de usar creme ou pomada preventiva de assaduras, como: trocar frequentemente a fralda do bebê para evitar que a urina e fezes fique em contato com a pele; Cuidado para não apertar a fralda além do necessário, seguindo as marcações de ajuste nela apontadas; E, usar a fralda de tamanho apropriado para o peso do bebê.

Os cremes e pomadas preventivas de assaduras que já usei são:

  • Creme Preventivo de Assaduras Bepantol Baby
  • Dermodex Prevent Creme
  • Pomada Preventiva de Assaduras Hipoglós
  • Creme Preventivo de Assaduras Bebê Fisher-Price

Na minha opinião, a pomada que apresentou o melhor efeito na prevenção de assaduras é a Dermodex Prevent Creme, que hidrata a pele do bebê.

Assaduras, o que funciona por aqui

E, caso a assadura já tenha acometido o bebê: aumente as trocas de fralda consideravelmente; Não use lenços umedecidos, lave a região com água morna corrente e sabonetes adequados para bebês após as evacuações; E, se não melhorar, procure um pediatra para possível prescrição de pomadas de antibiótico ou antifúngico e/ou de corticoide.

Para tratamento da assadura, utilizo a receitinha de: nistatina + óxido de zinco Pomada Dermatológica + amido de milho.

Assaduras, o que funciona por aqui

A nistatina + óxido de zinco utilizo desde a época em que a Maria Eduarda, minha primogênita, usava fraldas. Contudo, usava de forma errada: tanto para prevenir quanto para tratar. A Nistatina + óxido de zinco pomada dermatológica somente deve ser usada para o tratamento das assaduras, ou seja, não deve-se fazer uso contínuo. E, antes de usá-la, consulte o pediatra do seu filho.

Por aqui, tive muitos problemas de assadura com a Maria Eduarda devido à Alergia à Proteína do Leite de Vaca e recentemente tive problemas de assadura com a Maria Júlia devido à diarreia.

Um abraço,

Deixe seu comentário