Brotas com crianças

24 de outubro de 2014

Que alegria, chegou o dia reservado para a publicação das dicas de passeios e viagens com crianças aqui, no Blog Desafio Mamãe! O post de hoje conta a nossa experiência ao visitar a cidade de Brotas, localizada a 242 km da cidade de São Paulo.

Viajamos para Brotas em abril de 2014, mais uma vez para comemoração do meu aniversário. Digo mais uma vez, pois no ano passado comemoramos a data em Visconde de Mauá (leia o relato completo da viagem, aqui). Desta vez, estávamos acompanhados de dois casais de amigos.

Brotas é uma cidade de Turismo de Aventura de natureza exuberante, a qual você não pode deixar de visitar com os seus filhos. Eu indico a viagem para crianças a partir de 3 anos de idade.

Brotas

Brotas

Brotas

Brotas

Brotas

A agência de turismo que utilizamos foi a EcoAção, e a diversão ficou por conta do parque Aventurah, Mini-Rafting e Areia que Canta.

O primeiro passeio foi o parque Aventurah. Embora as atendentes do parque tivessem sido pacientes e muito atenciosas conosco, falharam apenas ao nos dizer que a minha filha deveria pagar por um passaporte de atividades, pois na prática ela usou apenas a escalada e o parque de diversões (bastante pobre), já que a piscina estava gelada naquele dia e ela teve medo de realizar as demais atividades sem a minha companhia ou do meu marido. Portanto, a minha dica para crianças até pelo menos 5 anos é pagar por atividade. Alguns passeios agendados podem ser realizados através do parque, como uma agência de turismo, e uma delas é a Tirolesa de um adulto com uma criança (Voo canguru), mas minha filha ficou com medo e por isso não o fizemos. Que pena!

Brotas

Brotas

Brotas

O segundo e tão aguardado passeio foi o Mini-Rafting, e gostamos tanto da experiência que escrevi um post inteiro com o relato (consulte o post, aqui). Após o Mini-Rafting, molhados e com frio, paramos para um café no Empório di Vino, localizado na mesma rua da agência de turismo, e não podíamos ter feito melhor escolha. Anexo ao Restaurante Brotas Bar, é um ambiente acolhedor com bebidas quentinhas, que podem ser acompanhadas de pães igualmente divinos.

Para o jantar, reservamos o Restaurante Brotas Bar, o primeiro restaurante temático de Brotas. Olha só os lustres feitos com os capacetes usados para a prática do Rafting. Ao passar por Brotas, não deixe de visitá-lo.

 Brotas

Brotas

Domingo foi o nosso segundo dia na cidade. Neste dia, conhecemos a Areia que Canta, passeio imperdível para as crianças. A Areia que Canta é uma belíssima nascente de água cristalina, que movimenta sedimentos de rocha muito antigos e finos. Seu nome foi designado, pois ao serem friccionados emitem um som característico, muito parecido com o som da cuíca.

Esta atração está localizada dentro do Hotel Fazenda Areia que Canta. E, mesmo sem estarmos hospedados no Hotel, antes do horário de partirmos para a atração, minha filha pode brincar no playground, que é bem conservado e com brinquedos que remetem à cidade turística de aventura.

O passeio nos surpreendeu por se tratar de uma trilha (curta) até a nascente e depois por proporcionar aos turistas uma nova trilha (longa) por belíssimas cachoeiras. Para os mais corajosos há tempo para o banho na nascente e de cachoeira.

Brotas

Brotas

Brotas

Brotas

Brotas

Brotas

Brotas

Brotas

Brotas

Brotas

No terceiro e último dia na cidade conhecemos a Cachoeira 3 Quedas, um sítio onde pudemos visitar três belíssimas cachoeiras cujas trilhas para sua visita são curtinhas, sem problemas para se fazer com crianças.

Brotas

Cachoeira da Nascente

Brotas

Cachoeira da Andorinha

Brotas

Brotas

Brotas

Cachoeira da Figueira

Brotas

Brotas

Após a visitação, almoçamos no restaurante existente no local e nos surpreendemos com o capricho no preparo da comida caseira e no atendimento dos donos, muito acolhedores. Com redário e playground estrategicamente construído sob a sobra de uma belíssima árvore, a Cachoeira 3 Quedas é um daqueles lugares que nos fazer pensar em trocar a vida corrida que levamos na cidade pela beleza e tranquilidade do campo.

Brotas

Brotas

Brotas

Nos hospedamos no Hotel Mosteiro, um hotel rural com 200 mil metros de área verde. Restaurante, piscinas, sauna, orquidário e pomar fazem parte do Park Hotel. Senti falta apenas de uma atenção especial aos hospedes quanto à realização de atividades, pois a tirolesa não estava funcionando e o jeep estava parado para reparos. Ao questionarmos na recepção sobre as atividades, nos foram indicadas agências de turismo.

Brotas

Brotas

Brotas

Brotas

Brotas

Brotas

Brotas

Brotas

É comprovado todo o conforto dos chalés apresentado no site do Hotel. O chalé que nos hospedamos possui cozinha, saleta, dois quartos e banheiro. Para acesso aos quartos e banheiro, há três degraus separando os ambientes. Ao chegarmos, o chalé estava impecável. Mas atenção: os quartos e os banheiros possuem forro, os outros cômodos não possuem. Por isso, durante a noite, não estranhe se ouvir animais silvestres que entraram pelas frestas das telhas e habitam o lado de cima do forro. Por se tratar de um chalé campestre, alguns hospedes podem não se incomodar. Outros, podem se assustar. Como na primeira noite estávamos muito cansados, não ouvimos barulho. Mas, na segunda noite, ouvimos barulho e ao amanhecer pudemos notar “vestígios” dos pequenos hospedes. O caso foi passado para a administração do Hotel que informou que o mesmo passará por reforma e que todos os cômodos passarão a ser forrados e que todas as frestas entre as telhas passarão a ser vedadas. Assim espero, pois trata-se de um Hotel com uma vista encantadora e com um espaço belíssimo em meio a natureza.

Brotas

Brotas

Brotas

Para finalizar, as fotos de um mirante encontrado no caminho de volta para casa.

Brotas

Brotas

Brotas

Adoramos conhecer a cidade de Brotas. A visita foi uma experiência incrível para nós (adultos) e com certeza uma experiência incrível para a nossa filha também. Conforme ela for crescendo, muito mais aventura a cidade poderá nos proporcionar.

Deseja ver o seu relato de viagem aqui também? Envie-nos uma mensagem, Seja Colaboradora!

Um abraço,

Mari.

2 comentários

  1. Muito bacana o teu relato. Vc chegou a visitar o Verticalinha?

    • Mari Marchesin

      Olá Adriana,
      Não visitei o Verticalinha, mas vou procurar na net sobre ele.
      Obrigada pela dica!
      Continue acompanhando a nossa história através do Blog Desafio Mamãe.
      Abraços, Mari.

Deixe seu comentário