O meu primeiro contato com um profissional de fonoaudiologia aconteceu devido as dificuldades da Maria Eduarda, como contei para vocês neste post. Em 2018, o Blog Desafio Mamãe firmou parceria com a Raquel Luzardo, diretora da Clínica FONOterapia, para trazer seus textos, tão ricos, para o blog. Além disso, venho acompanhando o IG da clínica que não para de crescer. Contudo, tenho estado atenta às dicas e orientações da Raquel sobre o desenvolvimento da fala. E, tenho estado atenta não só ao desenvolvimento da Maria Eduarda, mas também da Maria Julia, de 4 anos.
Com isso, o tema de hoje, fala infantilizada, já foi uma dúvida que levei para a Raquel, que atua em atendimento infantil, orientação familiar e assessoria escolar, pois observei que aos 4 anos de idade a Maria Julia ainda utiliza palavras erradas como ôinbus (ônibus), pomentar (experimentar), memo (mesmo), piu piu (pássaro) e etc. E, a Raquel me ajudou com o conteúdo do texto de hoje. Olha só o que ela diz:
“É quase irresistível, e muito comum, que pais, tios e avós falem com as crianças de forma infantilizada. Esse tipo de comunicação coloca em risco o desenvolvimento da fala, apesar de ser feita sempre com a melhor das intenções! Isto porque ao utilizar palavras erradas, no diminutivo ou em linguagem infantilizada a criança pode assimilar a fala da maneira incorreta.
A partir dos cinco meses de idade os bebês começam a emitir alguns sons com a intenção de se comunicar, mas é por volta de um ano e meio que começa apresentar um vocabulário maior. Os pais não podem incentivar o filho a falar errado, ainda que achem bonitinho, é recomendado que sempre falem de forma correta. Lembre-se: é o modelo de fala do adulto que gera o padrão de fala da criança!
Para estimular o desenvolvimento da fala, o ideal é que a família mantenha uma boa comunicação desde o nascimento, contando tudo que estão fazendo juntos, conversando bastante com o bebê. Por exemplo, durante o banho, troca de roupa, refeições, nomeie as partes do corpo, comida, peças de roupa – sem usar palavras no diminutivo ou apelidos! Quando passearem, fale sobre o caminho, o lugar que estão, comente a situação. Isso vai mostrando ao bebê a importância da comunicação!
Outra dica relevante é cantar e ler para as crianças! Esse hábito promove o desenvolvimento da linguagem falada e, mais tarde, estimula o interesse pela linguagem escrita!
E quando a criança pronuncia uma palavra errada? Muitos pais corrigem as crianças, sendo que o ideal é que falem de maneira correta, dando sempre um modelo de linguagem, mas não a corrija. Quando os pais perceberem que a criança tem dificuldade para falar certas palavras, tente usá-las com mais frequência durante uma conversação espontânea com a criança, pois elas assimilam por repetição.
É importante estar ciente que as crianças passam por um aprendizado dos sons da língua intenso ao longo da sua primeira infância (até os 4 anos de idade) e, nessa fase de descoberta, podem acontecer muitas alterações na fala por ser o primeiro contato da criança com as palavras. Nesse período falar errado é comum, faz parte da infância, mas após essa idade a criança pode estar com problemas! Ao perceber que a criança está demorando a falar ou quando fala aparece uma quantidade grande de erros ou fala ininteligível, o mais indicado é procurar um especialista!”
Assim, de lá para cá, tenho seguido sua orientação: quando a Maria Julia pronuncia uma palavra errada (o que acho muito bonitinho, principalmente se tratando da nossa filha caçula), me esforço para não a corrigir e formulo uma frase com a palavra que ela pronunciou de forma incorreta, corretamente. Por exemplo:
– “Olha o ôinbus de Natal, mamãe.”
E eu respondo:
– “Nossa filha, que ônibus lindo! Todos os ônibus da cidade poderiam ser iluminados, não é mesmo? Qualquer dia desses, a mamãe a levará para andar de ônibus.”
Assim tenho feito e o resultado realmente tem aparecido.♥
Gostaram da dica?
Um abraço,