Dando continuidade ao post sobre as vantagens e desvantagens das festas em Buffet e das festas em casa, farei hoje um resumo dos principais pontos a favor e contra de se fazer uma festa em casa.
Para quem não leu o post sobre as vantagens e desvantagens de fazer uma festa Buffet, é só clicar aqui!
Então, vamos lá:
Tempo de duração da festa estipulado com pequena tolerância:
-
Bom: a festa não tem hora para acabar. Se as crianças estão se divertindo, a festa pode ser estendida.
-
Ruim: algum convidado pode não ir embora depois de um período de 4 ou 5 horas, mesmo os pais do aniversariante dando claros sinais de cansaço.
Quantidade estipulada de convidados pagantes:
-
Bom: caso a quantidade de convidados exceda, os pais do aniversariante não pagarão nada a mais por isso.
-
Ruim: a conta de consumo por convidado deve ser feita pelos pais, inclusive para caso a quantidade de convidados exceda ao esperado.
Decoração:
-
Bom: os pais do aniversariante podem contratar empresa especializada, ou improvisar a decoração da festa em estilo “faça você mesmo”.
-
Ruim: os pais do aniversariante cuidam de todos os detalhes.
Som ambiente:
-
Bom: é preciso contratar profissional especializado ou preparar a play list que será tocada na festa.
-
Ruim: os pais do aniversariante também cuidam de todos os detalhes.
Estacionamento:
-
Bom: podem haver vagas para visitantes ou pode-se estacionar na rua com contratação de vigilante.
-
Ruim: corre-se o risco de algum convidado ter seu carro furtado ou roubado, estacionando seu carro na rua sem vigilância.
Alimentação e bebida:
-
Bom: pode-se contratar Buffet, pode-se contratar profissionais para servir, ou pode-se providenciar todos os comes e bebes e solicitar ajuda de parentes para servir os convidados. A alimentação será escolhida pelos pais do aniversariante sem vínculo algum com o local da festa, havendo assim a oportunidade de contratar o fornecedor de maior preferência. No caso de se preparar em casa a alimentação da festa, o custo é mais baixo.
-
Ruim: os pais do aniversariante cuidam de todos os detalhes. E há um trabalho muito grande caso a alimentação da festa seja preparada em casa.
Animação:
-
Bom: pode-se contratar profissionais para a recreação das crianças ou encarregar algum parente para direcionar as brincadeiras das crianças.
-
Ruim: os recursos são limitados em comparação ao Buffet infantil.
Festa personalizada:
-
Bom: totalmente personalizada, uma vez que o ambiente é único.
-
Ruim: os pais do aniversariante cuidam de todos os detalhes.
Capacidade:
-
Bom: limita o número de convidados, permitindo fazer uma festa somente para os mais próximos.
-
Ruim: limita o número de convidados, fazendo com que os pais do aniversariante não convide todos que gostaria.
Localização:
-
Bom: por ser uma festa em casa, muitos amigos, parentes e vizinhos, estão próximos do local da festa.
-
Ruim: normalmente não estão em pontos principais como grandes avenidas.
No geral:
-
Bom: agrada a muitos convidados, pois os mesmos se sentem mais acolhidos. Além disso, todos os detalhes são realizados pelos pais do aniversariante, tornando a festa única. Há maior liberdade em todos os aspectos, incluindo tempo de duração da festa e programação. Permite que os pais do aniversariante criem no estilo “faça você mesmo”. A integração é maior tanto entre convidados adultos quanto entre as crianças. A economia é maior em comparação a uma festa em Buffet.
-
Ruim: fazendo a festa em casa, não haverão coordenadores da festa, profissionais para recepção dos convidados e profissionais para organização dos presentes. Todos os detalhes ficarão sob responsabilidade dos pais do aniversariante. Todos os fornecedores da festa serão contratados de forma independente, demandando maior tempo e dedicação dos pais do aniversariante para a procura dos fornecedores até a contratação de cada um deles. A forma de pagamento é mais restrita, pois normalmente o parcelamento é menor, quando não for solicitando pelo fornecedor o pagamento em duas parcelas, uma no ato da contratação e a outra no dia da festa. Normalmente não há acesso e banheiros para deficientes físicos, gerador em caso de queda de energia, ambiente climatizado, berçário e brinquedos eletrônicos. Os pais do aniversariante também precisam se preocupar com o pós-festa, contratando ou cuidando por si mesmos da limpeza do local. Também corre-se o risco de algum convidado quebrar algo de estimação.
E você, já fez festa de aniversário em casa para o seu filho(a)? Comente sobre a sua experiência!
Abraços, Mari.