Por que optamos pela terapia fonoaudiológica?

13 de agosto de 2018

De acordo com o Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo, o fonoaudiólogo é um profissional de saúde responsável pela promoção da saúde nos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.

O atendimento fonoaudiológico clínico compreende a criança como um todo. Dessa forma, o profissional busca entender os pais, suas angústias e o contexto social e emocional de cada paciente. É a partir da queixa da família que se realiza um estudo do caso.

Assim, em 2017, quando nossa primogênita estava com 7 anos, procurei por uma clínica de fonoaudiologia a fim de tratar pequenas trocas de palavras (como máquina e mánica, por exemplo) e alterações de voz (voz muita alta, mesmo pedindo repetidas vezes para que ela falasse baixo), que resultava em disfonia (popularmente conhecida como  rouquidão). Porém, a pequena não gostou do método aplicado na terapia fonoaudiológica (que somente um profissional da área poderia detalhar aqui), perdeu o interesse e passou a chorar para não ir à terapia. Portanto, com o propósito de descansarmos durante as férias de fim de ano, abandonamos a terapia.

Contudo, há dois meses, senti grande necessidade de retorno à terapia devido a uma nova queixa: troca acentuada de letras na escrita.

Minha pequena foi colaborativa, realizando todas as atividades propostas, e apresentou dificuldade nas provas de produção de rima e transposição silábica e nas provas de exclusão, síntese, segmentação e transposição fonêmica. Também apresentou dificuldade na distinção do traço de sonoridade.

Desta vez, adorou a clínica escolhida e o método aplicado nas sessões de fonoaudiologia. Com isso, não tem resistido às sessões e aguarda ansiosa pela terapia fonoaudiológica que acontecem duas vezes na semana.

Por que optamos pela terapia fonoaudiológica?

E, a partir de agora, não só a Maria Eduarda contará com a ajuda da fonoaudióloga, mas o Blog Desafio Mamãe também! Isso mesmo, mensalmente contaremos com um post da fonoaudióloga Raquel Luzardo, da clínica FONOterapia. A Raquel é diretora da clínica fonoaudiológica com mais de 16 anos de trabalho ininterrupto com alto padrão de qualidade em atendimento clínico especializado em crianças.

Assim, além dos posts semanais, o Blog Desafio Mamãe passa a ter também um post mensal escrito por uma especialista. Gostou da novidade? Eu adorei!!!

Um abraço,

2 comentários

  1. Thalita OF

    Minha filha tem 2 anos e 9 meses e fala muito bem, porém parece que a cabeça pensa mais rápido que as palavras e ela acaba gaguejando e falando muit rápido..: Isso é normal da idade ou devemos procurar uma fono?

    • Mari Marchesin

      Olá Thalita,
      Boa noite!
      Na próxima segunda-feira será publicado o post “Linguagem e fala” respondendo à sua pergunta.
      Continue participando do Blog Desafio Mamãe!
      Um abraço, Mari.

Deixe seu comentário