Hidroginástica na gravidez

24 de novembro de 2015

Quando fiquei grávida da minha primeira filha, tinha bastante disposição. Muito mais disposição do que nesta gravidez, por exemplo. Porém, não pratiquei nenhuma atividade física na época. Nesta gravidez, aproveitei o tempo em que minha filha está na academia praticando natação (já falamos sobre o assunto, aqui), para praticar a hidroginástica.

A princípio, fiz o plano semestral para prática da hidroginástica durante uma vez por semana. E, optei pela hidroginástica por ser um esporte com intensidade moderada e porque a flutuação na água ajuda a aliviar o peso extra da gestação e a diminuir o impacto dos movimentos sobre as articulações do corpo.

Andrea Faria, professora da academia Fórmula, em São Paulo, afirmou para matéria do site BabyCenter Brasil (artigo completo, aqui) que “A hidroginástica trabalha o fortalecimento do abdome e do músculo do períneo, o que ajuda na hora do parto. É também ótima porque funciona como uma espécie de sessão de drenagem linfática”.

Realmente, tenho me sentido ótima durante a prática do exercício. Não tenho me sentido ofegante em nenhum momento e sinto o relaxamento dos músculos após a aula. Além de mim, há outras duas gestantes que frequentam as aulas e a professora fica atenta para nos orientar sobre os exercícios que não devemos fazer, aqueles em que as pernas são flexionadas para a frente do corpo e podem comprimir a região do útero e abdome. Além disso, a hidroginástica tem me ajudado a manter o peso corporal controlado.

A hidroginástica normalmente (consulte seu obstetra) é indicada a partir dos 3 meses e pode ser praticada até ao final da gestação. O site Tua Saúde (artigo completo, aqui) lista as vantagens da prática esportiva:

  • Alivia e previne a dor nas costas, que ocorre devido ao peso da barriga;
  • Promove o relaxamento físico e mental, diminuindo a ansiedade e estresse;
  • Fortalece os músculos, incluindo os músculos do períneo, que é importante no momento do parto normal;
  • Ajuda a controlar o peso dentro do adequado;
  • Contribui para um sono mais calmo e profundo;
  • Melhora a circulação, pois a posição adotada dentro de água promove o retorno venoso;
  • Aumenta o equilíbrio corporal.

E você, praticou algum exercício físico durante a gravidez?

Um abraço,

Deixe seu comentário