Quando estava grávida da minha filha, uma das coisas com a qual me preocupava era com a hora do banho do bebê. Mamãe de primeira viagem, tinha dúvidas se saberia como proceder neste momento tão delicado. Porém, seu primeiro banho aconteceu de forma tão natural, que tomando alguns cuidados, afirmo que não há com o que nos preocuparmos. É como tomar seu bebê nos braços, na hora, saberemos exatamente como fazê-lo.
O modelo de banheira usado pela minha filha é (ela ainda a usa) a banheira rígida avulsa com suporte da marca Galzerano. No manual de instruções há informação de até quantos quilos o suporte pode ser usado.
A princípio o banho era dado em seu quarto. Com mais confiança, passei a dar banho no banheiro.
Hoje não considero necessário, mas na época fervia a água e esperava que ficasse na temperatura ideal para o banho do bebê. Um termômetro, este peixinho branco que coloco sobre a perna da minha filha no vídeo abaixo, me ajudava a encontrar a medida ideal, cerca de 36 a 37 graus. Enquanto esperava a temperatura da água fervida baixar, preparava todos os demais itens necessários para o banho, como sabonete, shampoo, condicionador, toalha, roupas limpas, fralda e pomada anti-assaduras.
Ao dar banho no seu bebê, não esqueça: nunca – jamais – deixe o bebê sozinho durante o banho.
Um abraço,
Mari.