Leite de cabra é uma alternativa para alérgicos ao leite de vaca?

26 de junho de 2014

Desde que descobri  a alergia à proteína do leite de vaca da minha filha, tenho lido artigos que dizem que o leite de cabra é uma alternativa para alérgicos ao leite de vaca. Em contrapartida, muitos profissionais da saúde informam que a proteína do leite da cabra e da ovelha possuem semelhança genética de aproximadamente 90% com a da vaca, sendo comum o desenvolvimento de alergia cruzada a estes alimentos, ou seja, o organismo do alérgico reconhece todos esses leites como se fossem o mesmo.

No site do Dr. Maciel (leia a matéria na íntegra, clicando aqui), por exemplo, encontramos a seguinte informação:

Estima-se que 3% a 8% das crianças do mundo com menos de 3 anos são alérgicas às proteínas do leite de vaca . Já em relação ao leite de cabra esse valor aproxima-se de zero. Como alternativa ao leite de vaca é o uso de fórmulas à base de soja. Entretanto, de 25% a 50% dessas crianças também apresentam sintomas de intolerâncias às fórmulas.

Não confunda intolerância à lactose com alergia às proteínas do leite. A intolerância costuma melhorar com o passar do tempo, por causa do amadurecimento do sistema digestivo. Já a alergia, é causada por uma predisposição genética e tende a acompanhar a pessoa por toda a vida.

O leite de cabra tem sido um substituto satisfatório nos casos de crianças e adultos alérgicos às proteínas do leite de vaca, que são: caseína alfa-s1 e lactoalbumina.

A caseína do leite de cabra tem uma estrutura diferente, ele possui caseína-ß, caseína alfa-s2 e pouca quantidade de caseína alfa-s1. Isto explica a boa tolerância ao leite de cabra pelas pessoas que são sensíveis ao leite de vaca.

O fato é que muitas mães, assim como eu, tem medo das reações alérgicas que seus filhos podem ter ao realizar o teste de introdução do leite de cabra em suas dietas.

Em maio deste ano, recebi a proposta da empresa CCA LATICÍNIOS,  líder e pioneira no mercado de laticínios caprinos no Brasil, para resenha dos produtos da marca CAPRILAT. Confesso que fiquei apreensiva no primeiro momento, mas resolvi enfrentar o medo e experimentar os produtos.

Os produtos chegaram há cerca de 10 dias, e o fato de estarmos fazendo o Teste de Provocação, encorajou-me ainda mais para o teste de introdução do leite de cabra em sua dieta. Como a alergia alimentar da minha filha é  mediadas por IgE, ou seja, que ocorrem de minutos até duas horas após a ingestão do alimento, fica mais fácil de reconhecer o alimento que lhe causou a reação alérgica.

Outro fator relevante para este relato é que o Blog Desafio Mamãe tem compromisso com a verdade, o que significa que a real impressão e reação ao produto serão informados aqui.

Minha filha e eu experimentamos o leite de cabra em duas versões: longa vida (integral e light) e em pó (integral e instantâneo). Assim como a minha filha não vem reagindo ao Teste de Provocação com o leite de vaca, também não reagiu ao leite de cabra. E, assim como não estou oferecendo o leite de vaca no copo para ela, também não o fiz com o leite de cabra. A introdução do alimento ocorreu em forma de ingredientes de outros alimentos, como bolos e batidos em pequenas quantidades com frutas. A oferta do leite de vaca e do leite de cabra é realizada com intervalos de 1 a 2 dias, somente 1 vez por dia, preferencialmente no lanche da tarde.

Em relação aos sabores dos produtos, relatarei a minha opinião, pois ela ainda não sabe fazer este tipo de comparação: o leite de cabra na versão longa vida possui textura, cor e aroma do leite de vaca. O gosto é um pouquinho mais acentuado, mas mais leve do que o leite de soja que a minha filha consome há um ano. E, conforme diz o site da empresa, realmente possui uma digestão mais rápida do que o leite de vaca.

O leite de cabra em pó instantâneo é muito parecido com o leite em pó Ninho em todos os aspectos.  Tente fazer o teste de serví-lo sem mostrar a embalagem, eles serão facilmente confundidos. Ainda não experimentei o leite de cabra em pó integral, pois fiquei com receio de abrir todos eles de uma só vez e não darmos conta de consumirmos antes da validade.

Para mais informações sobre o leite de cabra, receitas e saber onde comprar, acesse o site da empresa clicando aqui.

Publipost

Um abraço,

33 comentários

  1. Adriana paula

    minha filha também tem alergia a caseina, como faço para conseguir uma mostra.
    ela toma o nan HA, mas detesta.

    • Mari Marchesin

      Olá Adriana,
      É de São Paulo, capital? Posso indicar onde comprar. Procure no hipermercado Andorinha.
      Abraços, Mari.

  2. Irenilda Vidal de Oliveira

    Bom dia amigas . Esta semana estou usando o leite de cabra CAPRILAT, Meu neto é APVL. estou pedindo a Deus q de certo ele tem 1 ano e cinco meses e todas as outras alternativas são muito caras. Estou na primeira semana.

    • Mari Marchesin

      Desculpe-me pela demora para responder.
      Irenilda, depois conte-nos de deu certo! =)
      Continue acompanhando a nossa história através do Blog Desafio Mamãe.

      Um abraço, Mari.

  3. Rubem Carneiro

    Olá!!Meu Filho Está Com Oito Anos,.Será Que Posso Dar o Leite De Cabra ??Obrigado Pela Atênção!!!!

    • Mari Marchesin

      Olá Rubem,
      Aqui conto as experiências da minha família, mas como cada caso é um caso, o ideal seria consultar um gastroenterologista para melhor orientação sobre as necessidades/restrições do seu pequeno.
      Um abraço, Mari.

  4. Daiane Braun

    Olá Mari, tudo bem?
    Meu bebê tem 9 meses e APLV. Ele largou o peito, não quer tomar o Aptamil PEPTI e o Aptamil Soja fez muito mal. A uma semana estou dando leite de arroz batido com inhame e bata doce. Estou dando mingual de fubá também. Estou desesperada, porque eu não sei o que dar para ele. Estou tentando montar um cardápio que tente substituir o leite, mas estou com muita dificuldade. O retorno ao pediatra é só dia 17 até lá tem muitos dias, e ele já está no limite do peso para um bebe dessa idade. Você tem alguma sugestão? Nós já passamos por dias muito difíceis.

    • Mari Marchesin

      Olá Daiane,
      Tente colocar essência de baunilha no Aptamil PEPTI. E insista. Às vezes, disfarçar o sabor e insistir faz milagres, porque o gosto do Aptamil PEPTI realmente não é bom.
      Espero que dê certo!
      Um grande beijo, Mari.

  5. Rayanne

    Mari minha bebê tem 1 mês de vida, e descobrimos que ela é intolerante a lactose, ela nao se adaptou ao aptamil pepti , entao conheçamos com o pregomin pepti, porem está em falta na minha cidade , dei ontem o leite dessa marca de cabra , sabe me dizer se pra vc foi bom? Estou ainda com receio….

    • Mari Marchesin

      Olá Rayanne,

      Minha filha não reagiu ao leite de cabra. Contudo, depende do grau da alergia da sua pequena.
      Consulte um especialista.

      Um abraço,
      Mari.

  6. Erica

    Oi Mari meu bb é APLV ele toma Nan Soy ha 7 meses porem gostaria de oferecer o leite de cabra p ele mais tenho receio dele reagir😐

    • Mari Marchesin

      Olá Erica,
      Por favor, antes de oferecer um alimento para uma criança alérgica à proteína do leite de vaca consulte o seu médico.
      Um forte abraço, Mari.

  7. renato de lima sousa melo

    boa tarde meu filho não gosto do leite de cabra , ele tem um ano começou toma agora mos mistura com banana e baunilha e nada so toma leite de soja ou de arroz a medica falou que ele tem que tomar . o que eu posso fazer

    • Mari Marchesin

      Olá Renato,

      Durante a dieta de restrição à proteína do leite, descobri que a bebida de soja que a minha filha tomava diariamente, oferece a mesma quantidade de cálcio que 1 copo (200ml) de leite, e não contém colesterol. Saiba mais neste post: http://www.desafiomamae.com.br/linha-naturis-soja-da-batavo.
      De qualquer forma, consulte diretamente um nutricionalista para esclarecer todas as suas dúvidas.

      Um abraço, Mari.

  8. ELIETE

    Minha neta de 3anos ta com alegria a ovo ea leite me ajuda a entender essa
    situação preciso de ajuda ela fez o teste hoje com o medico alergista

    • Mari Marchesin

      Olá Eliete,
      O começo é sim muito difícil, mas com calma e muito, muito amor vamos nos adaptando à situação.
      Clique no menu APLV que lá tem muitos posts sobre o assunto, incluindo receitas sem Leite de Vaca.
      Um abraço, Mari.

  9. Leile Anne

    Olá bom dia
    Minha filha tem alergia a proteína ao leite de vaca. E comecei dar o leite de cabra pra ela o cabrilat e estava dando certo. Pois o de soja deu diarréia. Qdo teve retorno no pediatra ele disse que ela não melhorava da tosse por causa disso, pq o cabra e vaca são as mesmas coisas. Tentei o de arroz e ela não gostou.
    E agora estou nessa confusão. De não saber qual leite dar pra ela

    • Mari Marchesin

      Olá Leile,
      Há relatos de crianças que possuem alergia ao leite de vaca e não apresentam alergia ao leite de cabra, contudo o leite de cabra possui semelhança genética de aproximadamente 90% com o leite de vaca. O ideal seria consultar um nutricionista especializado.
      Ficaremos na torcida.
      Um abraço, Mari.

  10. Priscila Brandão

    Oi descobri aos 3 meses que meu bebê é alérgico a Aplv. Com uma crise de bronquite asmática.
    Porém deste ao nascer não saia com ele de hospital e consultas em postos … uma Dr.a ótima assim que olhou pra ele me diz mãe ele tem crise bronquite asmática e é alérgico a Aplv fez um exame lá mesmo e me diz nada de leite vaca e nada que contém proteína do leite….ele tomava o leite de vaca …
    Passou o de soja ou cabra de soja deu reação passei o de cabra até hj toma é um sucesso está com 1 ano e 2meses pesa 12kg 76 cm. NNão Tem mas crises e está com tratamento. Tudo que faço substituí com leite cabra ou água. Nada de vaca.

    • Mari Marchesin

      Olá Priscila,
      Obrigada por compartilhar conosco a sua história.
      Um abraço, Mari.

  11. Joleide

    Olá. Tdo bem?
    Em uma resposta, tem informado que sua filha tomou leite de cabra. Qual o grau de alergia dela?

    • Mari Marchesin

      Olá Joleide,
      Este post foi escrito em 2018 e, de verdade, não me lembro o grau de alergia. Contudo, de lá para cá ela foi liberada para o consumo de alimentos com proteína do leite de vaca após o teste de provocação. Bem recentemente, repetimos os testes de alergias e a alergia à proteína do leite apresentou grau 2. O pior resultado foi o de alergia à animais que apresentou grau 5.
      Um abraço, Mari.

  12. André

    A matéria fala que a intolerância a lactose tende a desaparecer, enquanto a alergia a proteína acompanha a pessoa pela vida toda. É JUSTAMENTE AO CONTRÁRIO!!!

    • Mari Marchesin

      Olá André,
      Favor informar a fonte da informação.
      Muito obrigada.
      Um abraço, Mari.

  13. Luciana

    Olá meu bebe tem 1 ano e dois meses e o seu ganho de peso é baixo,levei ele no gastro e passou varios exames para apvl.
    passou aptamil pepti por enquanto que faço os exames mais ele não bebe.
    Será que posso dá o de cabra pra vê se ele aceita e como é sua reação?
    Por favor me ajude

    • Mari Marchesin

      Olá Luciana,
      Antes de ofertar leite de cabra para o seu bebê, consulte o Gastro. Mas, antes disso, oferte o Aptamil Pepti com algumas gotinhas de essência de baunilha. Normalmente, eles costumam aceitar.
      Antes da consulta com o Gastro, ele mamava exclusivamente leite materno? Porque os bebês alimentados exclusivamente com leite de materno e os bebês alimentados com fórmulas infantis possuem uma curva de ganho peso diferentes. Ou, a consulta se deu por conta de alguma reação alérgica, possivelmente à proteína do leite de vaca?
      Consulte as informações do Blog Desafio Mamãe sobre APLV neste link: http://www.desafiomamae.com.br/category/alergia/aplv
      Espero ter ajudado.
      Um abraço, Mari.

  14. Cida

    A publicação fala que a intolerância tende a desaparecer com o tempo e a alergia acompanha pra vida toda , é justamente o contrário querido,mãe de aplv aqui …

    • Mari Marchesin

      Olá Cida,

      Esta informação foi dada pelo Dr. Maciel na matéria postada aqui: http://drpaulomaciel.com.br/alergia-ao-leite-de-vaca/. E, também como mãe de criança com Alérgica ao Leite de Vaca, posso afirmar que a alergia ainda existe e consta nos testes cutâneos, embora minha filha possa consumir leite de vaca sem reações severas após quase 2 anos de dieta de restrição ao leite de vaca. E, muitas pessoas (incluindo crianças) que conheço que possuem intolerância à lactose deixaram de ser intolerantes com o tempo. Também conheci pessoas não intolerantes que passaram a ser intolerantes à lactose com o tempo.
      Um abraço, Mari.

  15. Jaqueline

    Gostaria de saber se posso dar Minha filha ela é aplv tem dois meses ela toma o neocate

    • Mari Marchesin

      Olá Jaqueline,
      Por favor, procure o pediatra para questioná-lo sobre a troca da fórmula pelo leite de cabra. Somente um profissional terá embasamento para responder esta questão. Depois, volte para contar para a gente. 😀
      Um abraço, Mari.

  16. rosineide

    Meu filho desde pequeno tem aplv, por isso foi criado praticamente com leite de cabra natural. (minha vizinha tinha um sitio e criava cabras).Na infância apresentava asma, deramatite atopica e rinite crônica. hoje com 14 anos, os sintomas melhoraram, mas a alergia a proteina do leite de vaca continua.

    • Mari Marchesin

      Olá Rosineide,
      Obrigada pelo seu relato.
      Um abraço, Mari.

  17. Orageana

    Mari, gostei da sua disponibilidade de escrever sobre. As informações com relação à intolerância à lactose ser curável com o amadurecimento do sistema digestivo e a alergia ser por toda vida, estão trocadas.
    Na verdade é o contrário!
    De resto, muito obrigada pelo seu relato.

Deixe seu comentário