Ah, agora a Sinopsys Editora já é conhecida pelos leitores do Blog Desafio Mamãe, pois já falamos sobre suas obras aqui e aqui. As resenhas de hoje são sobre livros que ajudam crianças a lidar com o diagnóstico do cancêr e aprender a lidar com o “não”.
Lucas, aprendendo a lidar com o não
O “não” não é difícil apenas para quem escuta, ma também é complicado para quem fala, em função da criança poder reagir de uma maneira desproporcional, disfuncional e desadaptatitiva. Essa pequena palavra causa um impacto negativo no ambiente, sendo, por vezes, motivo de estresse, discórdia e desarmonia familiar.
Conforme destaca a autora, muitos pais têm a fantasia de que devem consentir a todos os pedidos dos filhos, acreditando que não devem frustá-los, em nome do amor. “Este confilto que se estabelece não é saudável para o desenvolvimento emociona e social dos filhos e nem para a saúde mental dos pais”, pontua. “Os pais devem ter em mente que as frustações fazem parte da vida e, é por meio delas que aprendemos a lidar com várias situações e impasses, e ainda, desenvolvemos a paciência, a tolerância e a empatia, habilidades tão necessárias para a vida”, acrescenta a especialista.
A história de Lucas aborda esta questão tão problemática de uma forma lúdica, esclarecedora e interativa. Com os fundamentos da abordagem cognitivo comportamental, as atividades terapêuticas propostas podem ser realizadas em diversas etapas e em dias diferentes, tornando-se um rico material interventivo e uma valiosa proposta de intervenção na autorregulação emocional.
Mais um título escrito por Edyleine Bellini Peroni Benczik e publicado pela Sinopsys Editora.
E agora? Como falar que alguém da família adoeceu
Escrita pela psicóloga infanto-juvenil Raquel Barboza Lhullier e pelo psiquiatra Alfredo Cardoso Lhullier, a obra abrange algumas emoções, pensamentos e comportamentos que podem surgir diante do diagnóstico do câncer. Desta forma, o material apresenta uma nova tomada de consciência sobre hábitos, fatores de risco e proteção, e clima emocional na família, incentivando o trabalho em equipe e maior transparência com a criança, numa linguagem pictórica e de fácil compreensão.
O livro conta a história de Samuka, um menino feliz, que de repente se depara com a doença na família: sua tia está com câncer. A partir dessa descoberta, são apresentadas formas de aceitação, compaixão, assertividade perante a doença. É uma história para crianças partir dos seus anos de idade.
No decorrer da história surgem atividades que podem ser realizadas com a acriança, incentividadas por profissionais ou familiares. Os tópicos abordados são: clima emocional, fatores de risco e proteção, emoções como raiva, tristeza, medo, saudade e culpa, além de coragem, superação, trabalho em equipe e rede de apoio. “O formato apresentado serve para sua utilização tanto no ambiente familiar como para profissionais da área da saúde e educação”, explica o autor.
Para conhecer outros títulos e saber saber mais sobre a Sinopsys, acesse:
www.sinopsyseditora.com.br | facebook.com/SinopsysEditora | @sinopsys no Instagram
Publipost
Um abraço,