Oficialmente, no dia 21 de junho iniciou o inverno de 2021. Por este motivo, agora é a hora de arrumar as malas com destino à Monte Verde, onde os termômetros registram temperaturas negativas nesta época do ano, para curtir o que há de melhor da estação. E, para ajudar com o planejamento da sua viagem, trago hoje a nossa última experiência e o roteiro de 3 dias no distrito do município de Camanducaia, em Minas Gerais.
Visitamos Monte Verde pela primeira vez em agosto de 2011, quando nossa filha mais velha estava com 1 ano e 7 meses (post aqui). Foi a primeira vez que meu marido e eu viajamos com ela. Devido à sua pouca idade, nosso roteiro resumiu-se aos pontos gastronômicos. Chegamos a visitar o Espaço Adélia, mas garoava e não encontramos opções de lazer no local. Atualmente, o Espaço Adélia é uma chácara de 20.000 m² disponível para locação.
Onde se hospedar?
Nos hospedamos na Pousada Ana Terra, mesmo local em que nos hospedamos em 2011 pela razão de termos encontrado conforto, bom atendimento e uma limpeza impecável no local. Contudo, agora, o cheiro de quarto fechado estava bem forte, o que pode ter acontecido devido ao tempo em que a Pousada ficou fechada por causa da pandemia do novo coronavírus. Quando viajamos de carro, costumo levar lençóis, travesseiros e até edredom, tanto para mim quanto para minha família, por sermos alérgicos. Mas, mesmo fazendo uso das nossas roupas de cama e banho, o cheiro forte do quarto prevaleceu.
Nossa última estada em Monte Verde aconteceu para comemorarmos o dia do meu aniversário da maneira que mais gosto: em meio à natureza e ao lado da minha família. Desta vez, teve até surpresa com balões e vinho! ♥
A viagem aconteceu há pouco mais de dois meses e atualmente nossas filhas estão com 11 e 5 anos de idade. Desta vez, aproveitamos diversas opções de laser, como passeio de mini quadriciclo, city tour, patinação no gelo e visita ao bar gelado, além de caprichamos na escolha dos pontos gastronômicos, como a Chocolateria Monte Verde.
Vem gora, sem demora, ver o nosso roteiro de 3 dias em Monte Verde com crianças:
Dia 1:
- Passeio de mini quadriciclo;
- Chocolateria Monte Verde (loja);
- Bar e Restaurante Boteco do Lago.
Passeio de mini quadriciclo
Primeiramente, minha família e eu paramos para fotos no portal da cidade. A poucos metros de distância, encontramos a JP Quadriciclos Adventure, onde as crianças não deixaram que prosseguíssemos sem experimentarem o passeio de mini quadriciclo. A Maria Eduarda, nossa primogênita, preferiu ir sozinha. Mas, sugiro o passeio acompanhado de um (ou dois) adultos, pois é mais emocionante.
Chocolateria Monte Verde (loja)
Logo depois, conhecemos a loja da Chocolateria Monte Verde que, sem exagero, possui a melhor sobremesa do local. Se você é apaixonada(o) por chocolate e morangos como eu, não deixe Monte Verde sem experimentar a sobremesa Delícia de Morango (uma combinação de calda quente de chocolate, suspiro, morangos e chantilly). Como diz o ditado: é de comer rezando!
Delícia de Morango Espetinho de Morango
Bar e Restaurante Boteco do Lago
Por fim, fizemos check-in na pousada para descarregarmos a bagagem e tomarmos banho para jantar. E, como não dá para falar em Monte Verde sem nos remeter à pousadas com lareira e fondue, escolhemos o fondue do Bar e Restaurante Boteco do Lago, que possui ambiente familiar e acolhedor, com música ao vivo.
Dia 2:
- City tour com a Quadriventure;
- Patinação no Gelo;
- Bar gelado;
- Retorno à Chocolateria Monte Verde (loja).
City tour com a Quadriventure
Reservamos a manhã do nosso segundo dia em Monte Verde para o city tour com a Quadriventure, que incluiu visita à Fazenda Hotel Itapuá (um lugar encantador com deck panorâmico, lago e corredeiras) e circuito de compras (Destilaria Monte Verde, Fábrica de Chocolate – Chocolateria Monte Verde, Delícias de Minas – queijos, doces e vinhos, Fábrica de sabonetes Folhas e Flores – loja e fábrica e Cantinho do Doce). As crianças gostaram principalmente da primeira parte do passeio e eu confesso ter aproveitado muito o circuito de compras guiado: compramos cachaça, chocolates, queijos, sabonetes e aromatizadores.
O city tour da Quadriventure inclui visita à Pedra Redonda, mas como faz parte do passeio uma trilha de 30 minutos, achamos que ficaria puxado para a Maria Julia, que havia recém completado 5 aninhos. A Quadriventure faz passeios de quadriciclo em trilha exclusiva em Monte Verde, mas não pudemos fazer o passeio, pois os acompanhantes (no nosso caso as crianças que iriam na garupa) precisariam ter no mínimo 12 anos de idade. Bora incluir o passeio de quadriciclo com a Quadriventure na nossa lista de desejos para 2028! ♥
Destilaria Monte Verde Destilaria Monte Verde
Patinação no Gelo
Desde a primeira vez que visitamos Monte Verde, tivemos vontade de conhecer a Patinação no Gelo do local. Aberta ao público no ano 2000, a pista de patinação no gelo de Monte Verde é uma das maiores pistas fixas do Brasil.
No dia da nossa visita o local estava vazio. Sem medo da queda, a Maria Eduarda deslanchou no uso dos patins. Para os pequenos há andadores que ajudam a criança a se equilibrar, proporcionando uma diversão ainda mais segura e tranquila.
A atração é perfeita para o clima de Monte Verde, fica aberta o ano todo e é uma excelente opção de lazer para toda a família (idade mínima 5 anos).
Bar gelado
Visitamos o 5º Icebar do Brasil, localizado em Monte Verde. O bar foi todo construído em gelo cristal e para manter tudo a temperatura fica em média -15°C. O tempo de permanência no bar é de 40 minutos, mas só conseguimos ficar por 20 minutinhos!!!
Saímos com muito frio do bar gelado. Por isso, a melhor opção foi revisitarmos a Chocolateria Monte Verde para nos aquecermos com o menu de chocolates quentes antes de retornarmos para a pousada.
IceBar Monte Verde IceBar Monte Verde
No fim do segundo dia, tínhamos a intenção de retornarmos para a Avenida Monte Verde para jantarmos. Contudo, estávamos tão cansados, que optamos por tomar o vinho (suco de uva integral para as crianças) e comermos os queijos das Delícias de Minas no quarto da pousada ao invés de sairmos para jantar.
Dia 3:
- Restaurante e Bar Café Pinhão;
- Caminhada pela Avenida Monte Verde.
Restaurante e Bar Café Pinhão e Caminhada pela Avenida Monte Verde
Finalizamos a nossa viagem almoçando no Restaurante e Bar Café Pinhão, que chamou nossa atenção pela inusitada arquitetura redonda da casa. O pratos estavam deliciosos, valeu à pena nossa escolha.
Por fim, caminhamos pela Avenida Monte Verde até voltarmos para a capital Paulista.
Curiosidade: onde ficam os grafites asas de anjo e esquilo de Monte Verde?
Os grafites ficam à caminho da Rua do Aeroporto. O aeroporto de Monte Verde, a 1.560 m de altitude, é considerado o mais alto do Brasil e oferece vista panorâmica para a cidade. O aeroporto é modesto e utilizado somente para voos particulares e aeronaves de pequeno porte.
Agora, tome nota dos locais por onde passamos durante a nossa viagem:
Pousada Ana Terra
Rua do Pomar, 77, Camanducaia – MG
Chocolateria Monte Verde (loja)
Avenida Monte Verde, 1.061- Centro, Camanducaia – MG
Chocolateria Monte Verde (fábrica)
Avenida Sol Nascente, 1.945- Centro, Camanducaia – MG
Quadriventure (City tour em 4×4 e passeio de quadriciclo em trilha exclusiva)
Rua Rolinha, 33 – Centro, Camanducaia – MG
JP Quadriciclos Adventure (passeio de mini quadriciclo)
Avenida Monte Verde, s/n – Centro, Camanducaia – MG
Patinação no gelo Monte Verde
Avenida Monte Verde, s/n – Centro, Camanducaia – MG
IceBar Monte Verde
Avenida Monte Verde, s/n – Centro, Camanducaia – MG
Bar e Restaurante Boteco do Lago
Avenida Monte Verde, 922- Centro, Camanducaia – MG
Restaurante e Bar Café Pinhão
Rua Bem-te-vi, 15 – Centro, Camanducaia – MG
Gostaram do relato da nossa viagem? Então, compartilhe esta dica com aquela pessoa que pretende visitar Monte Verde com os pequenos.
Um abraço,