Agora, faltam apenas dois dias para o Natal. Época dos recessos, férias escolares e… Papai Noel. Mãe de duas meninas com idades tão diferentes, a primeira de 9 e a segunda de 3 anos, me vejo num impasse entre sustentar ou não a existência do Papai Noel.
Pensando nisso, há um ano chamei minha primogênita para uma conversa, afim de esclarecer que o Papai Noel não existe, pelo menos não desta forma como ela está acostumada a encontrá-lo nos shoppings centers da cidade. Em tom conspiratório, lhe contei que o Papai Noel existe dentro de cada um de nós e que a partir daquele dia, seríamos juntas o Papai Noel da Maria Julia, a caçula.
Contudo, passados alguns dias, ela demonstrou o mesmo entusiasmo quanto à figura do bom velhinho. Neste ano, com 9 anos e 10 meses, diz que Papai Noel não existe, mas escreve cartinhas, faz pedidos para o Papai Noel do shopping com o intuito de que o recado seja entregue para o verdadeiro “Papai Noel” e sugeriu que reservássemos leite com bolachas para quando ele chegar, no Natal.
Por outro lado, nossa caçula repete o que vem ouvindo pelos cantos da nossa casa e da casa dos avós, que Papai Noel não existe. Por isso, a incentivei escrever sua primeira cartinha para o Papai Noel, temos contado os dias fazendo uso do calendário do advento e peço, diariamente, para que ela ligue as luzes da nossa árvore de Natal e da nossa decoração natalina, criando assim expectativa para a chegada do bom velhinho.
Assim, mais uma vez, fiz questão de registrar através de ensaio o clima mágico do Natal. Mas, diferente do nosso primeiro ensaio fotográfico natalino, o motivo não é mais o fato de termos um bebê rechonchudo em casa, mas para congelar em imagens um tempo em que minhas duas filhas acreditam em Papai Noel e na fantasia de um mundo paralelo que a sua imagem traz em nossa memória.
Com exceção do ensaio Newborn da Maria Julia (veja o making of deste ensaio aqui), é o nosso primeiro ensaio fotográfico com cenário. As fotos são da Raquel Torquato, que me encantou ao nos recepcionar com plaquinha personalizada e com a preparação de um ambiente muito aconchegante para o registro das fotos.
Esta é a nossa lembrança do Natal de 2019.
Feliz Natal!
Um abraço,