Ao escrever este post, pensei em muitos nomes para ele, como “Nova Rotina”, “Porque escolhi o período integral na escola”, “Interferência familiar na criação dos filhos” ou “Dicas de decoração para o quarto do seu filho(a)”. Mas, escolhi o título “Planos de Ano Novo” porque falarei de tudo isso como planejamento para um futuro próximo. Hoje, trago para vocês os meus planos materiais, já que os sentimentais estão ainda guardados lá no fundinho do coração, amadurecendo. Os dois grandes planos em relação a minha filha para 2015 são: nova mudança de rotina e reforma do seu quarto.
No post Nova Rotina, contei como planejamos a nossa rotina para 2014. Meu marido ficava com a nossa filha até a hora da escola, o que significa que ele era o responsável pelo seu café da manhã, banho e troca. Entrando na escola às 11h, seu regime era o meio-integral, aquele em que a criança almoça na escola e participa de atividades extraclasse até o horário do início da aula. Eu trabalhava até às 17h e a buscava às 17h40. Daí em diante jantávamos, fazíamos a lição de casa (que a partir deste ano passou a ser diária – leia aqui) e prosseguíamos com a rotina noturna. Porém, nos últimos dias de maio tudo mudou ao ser desligada da empresa onde trabalhava inesperadamente, ficando em casa durante 2 meses. O plano de termos outro filho foi repensado (escrevi um post falando sobre o segundo filho, aqui) e o meu foco mudou completamente. Voltando a trabalhar após este período, meu horário de trabalho mudou e precisei contar com a ajuda dos meus pais e sogros para buscá-la na escola até o meu horário de chegada.
Contudo, neste ano novo, seu período na escola passará a ser das 09h até o horário normal de saída. Contaremos agora com o período integral para que eu possa levá-la e meu marido buscá-la sem a necessidade de contar com a ajuda de outras pessoas no tempo em que precisamos trabalhar. Neste universo de acumularmos muitas funções, é inevitável precisarmos da ajuda de outras pessoas em algum momento com os nossos filhos. Falo desde a ajuda para uma carona até o médico num momento de emergência, até quem precisa delegar seus cuidados para trabalhar durante todo o dia. Porém, meu marido e eu optamos por não contar com a ajuda dos avós para diminuir a influência destes na nosso dia a dia, o que vinha nos causando algum stress. Por diversas razões (já escrevi sobre este assunto, aqui) optei por continuar trabalhando. E, minha filha gosta tanto da escola, que esta nova escolha tem de tudo para dar certo.
O segundo plano para 2015 é a reforma do quarto dela. Já mostrei o seu quarto da época de bebê (aqui) e já falei sobre como é seu quarto atual (aqui). Mas, nos últimos tempos, não estou satisfeita com o seu quarto. Minha filha está com pouco mais de 1 metro de altura e por isso encontrei o momento de trocar sua mini cama por uma cama de solteiro. Também vejo a necessidade de trocar seus móveis (os mesmos de quando era bebê) por móveis embutidos, tanto pela qualidade quanto melhor distribuição dos móveis no quarto. Além disso, também quero trocar sua mesa de atividades por uma escrivaninha para melhor organização dos seus materiais escolares, que vem aumentando anualmente.
Já tenho em mente como quero seu novo quarto. Mas, por enquanto vou deixar algumas dicas para você que também tem a intenção de montar/remontar o quartinho do seu filho(a) neste ano novo:
- Decorar o quarto infantil é, muitas vezes, materializar o sonho das crianças em realidade. Para isso, vale recorrer a temas para o cantinho dos pequenos, como selva, princesas ou qualquer outro tema que seu filho(a) gostar.
- Não se esqueça que a segurança do espaço é muito importante. Dependendo da idade, lembre-se de proteger tomadas, portas, travar armários e não inserir móveis com quinas pontiagudas no quarto dos pequenos.
- Os móveis devem ser de boa qualidade. Peças multifuncionais, como o berço da minha pequena que se transformou em mini cama, por exemplo, crescem junto com as crianças.
- Há quem diga que o quarto das crianças precisa ter cores calmas, porém não trata-se de uma regra, você também pode gostar de uma cor mais forte (como eu), criando um ambiente diferente.
- O uso de rosa para meninas e azul para meninos também não é uma obrigação. Leve em conta as cores que te agradam, mesmo que sejam escuras como cinza, azul marinho e marrom, por exemplo.
- Se o quarto tiver piso frio, como aqui em casa, opte pelo uso de tapetes felpudos e fofinhos.
- O tapete também pode ser um brinquedo, com imagens de cidades, mapas, números, e letras (recorde-se da dica do tapete acolchoado para bebês e crianças, aqui). Pouco espaço? Outra dica é o uso de produtos de EVA em forma de quebra-cabeças que podem ser retirados e guardados junto com os brinquedos.
A reforma ainda não tem data para começar, mas prometo trazer tudo para você nos acompanhar durante o passo-a-passo. E estaremos também no Instagram, trazendo tudo em tempo real.
* crédito das imagens: Westwing – Casa e Decoração
Um abraço,
Mari.