RH negativo e gravidez

17 de junho de 2015

Meu tipo sanguíneo é AB com fator Rh negativo, por isso, quando grávida da Maria Eduarda, gostaria de saber qual o fator Rh do meu marido para verificar a necessidade de tomar a vacina com uma substância chamada imunoglobulina anti-D. Esta vacina é necessária quando a mãe for Rh negativo e o bebê for Rh positivo, pois se o sangue do bebê entrar na corrente sanguínea da mãe, seu sistema imunológico pode reagir como se o bebê fosse um “invasor”, e produzir anticorpos contra ele. Este fenômeno, conhecido como “sensibilização”, embora normalmente não cause problemas numa primeira gravidez, podem atravessar a placenta numa próxima gravidez e atacar as células do sangue do bebê (caso o próximo bebê seja Rh positivo como o primeiro), provocando o que chamamos de doença hemolítica perinatal ou eritroblastose fetal (anemia, icterícia ou, em casos mais graves, insuficiência cardíaca ou hepática na criança).

O sangue do bebê pode se misturar com o da mãe em determinadas circunstâncias, como em caso de forte impacto na barriga durante a gravidez. Durante o parto, é muito provável que o sangue da mãe e o do bebê entrem em contato, especialmente em caso de cesariana, num parto normal difícil ou de remoção manual da placenta. Por isso, quando a mãe for Rh negativo, deve-se tomar esta espécie de vacina para evitar a presença dos anticorpos anti-Rh, uma vez que, caso a mãe produza os anticorpos uma vez, eles permanecerão para sempre no seu sangue.

Agora, se você está gestante, possui Rh negativo e está se perguntando se tomou a tal vacina, é possível verificar a presença de anticorpos através de exame de sangue no início da gravidez e em um novo exame por volta de 28 semanas. Se forem detectados anticorpos, sua gestação será monitorada para detectar possíveis sinais de anemia no bebê e você não receberá a vacina, porque ela só tem utilidade para evitar a fabricação de anticorpos, não destruindo os que já existam.

Logo depois do nascimento, é realizado um exame de sangue no bebê para determinar o tipo sanguíneo e o fator Rh. A amostra de sangue é tirada do cordão umbilical. Se o bebê for Rh positivo, você receberá outra injeção de imunoglobulina anti-D. Ela deve ser aplicada no máximo até 72 horas após o parto para que sua resposta imunológica não seja acionada. Seu sangue também será testado logo depois do parto para detectar a presença de anticorpos. Caso sejam encontradas grandes quantidades, pode ser necessária uma dose maior de imunoglobulina anti-D. Se o bebê for Rh negativo como você, a vacina não será necessária. No caso de eritroblastose fetal já instalada, ou seja, se não tiverem sido tomados os cuidados de prevenção durante a gestação, o tratamento no bebê inclui transfusões de sangue.

Voltando à minha história, meu marido, a obstetra e eu precisávamos conhecer o fator Rh do meu marido para termos certeza da necessidade da vacina. Assim, meu marido e eu nos dirigimos à um dos Hemocentros de São Paulo afim de que ele doasse sangue e, de quebra, conhecesse seu tipo sanguíneo e fator Rh, mesmo sabendo que ele possui sentimentos súbitos de medo e/ou ansiedade ao tirar sangue. Ele tentou, mas o sentimento foi tão forte que ele teve princípio de convulsão. Contudo, até hoje não descobrirmos qual o fator Rh do meu marido e por isso não pudemos prever qual seria o fator Rh da minha filha. O tipo sanguíneo da minha filha é B, fator Rh negativo, o que nos trouxe duas certezas:

  1. Meu sistema imunológico não produziu anticorpos anti-Rh;
  2. Meu marido possui qualquer um dos tipos sanguíneos (O, A, B ou AB) e qualquer um dos fatores Rh;

Se você conhece seu tipo sanguíneo e fator Rh e do seu companheiro, pode prever com mais facilidade o tipo sanguíneo e fator o Rh do seu filho(a) usando as tabelas abaixo:

RH negativo e gravidez

RH negativo e gravidez

Fontes: Baby Center Brasil e Diário de Biologia

Um abraço,

Mari.

8 comentários

  1. Muito legal esse assunto. Precisei tomar essa vacinha ha 4 anos e na época não encontrei um artigo tão esclarecedor.

    • Mari Marchesin

      Olá Rachel,
      Puxa, que bom que gostou do post. Muito obrigada pelo elogio!
      Continue acompanhando a nossa história através do Blog Desafio Mamãe.
      Abraços, Mari.

  2. adriela

    meu rh e negativo e do meu marido e rh positivo tive um aborto a pouco tempo sera que pose estar relacionada com os nossos tigo de sangue

    • Mari Marchesin

      Olá Adriela,
      Desculpe-me, mas não sei responder. O ideal seria consultar um médico.
      Abraços, Mari.

  3. Monique Loryanne

    Olá meu sangue e Rh negativo, e do meu marido positivo, na primeira gestação eu tomei a vacina de, estou grávida denovo será que tenho que tomAr novamente?

    • Mari Marchesin

      Olá Monique, o ideal é conversar com o seu G.O. para esclarecimento.
      Continue acompanhando a nossa história através do Blog Desafio Mamãe.
      Um abraço, Mari.

  4. Mikarla

    Olá,quero tirar uma dúvida
    Na minha primeira gestação sofrir um aborto,após um ano engravidei novamente meu filho nasceu com tipo sanguineo B+,so que meu tipo sanguineo é A+ e o do meu esposo O+,e vi na tabela acima que o tipo sanguineo do meu filho nao é compativel nem com o meu nem com o do meu esposo o que devo fazer a respeito dessa situação?
    Qual o tipo de medico que posso procurar

    • Mari Marchesin

      Olá Mikarla,

      Pelo tipo de sangue da mãe (A+) e tipo de sangue do pai (O+), o tipo de sangue do seu bebê poderia ser A+, O+, A- ou O-. A princípio, converse com o seu obstetra sobre isso.

      Um abraço, Mari.

Deixe seu comentário