Como amamentei a Maria Eduarda, minha filha mais velha, por pouco tempo (acesse o post completo sobre o desmame precoce, aqui), comecei a introdução alimentar mais cedo. Com três meses ela experimentou as frutas e com cinco meses já comia sopa (papinhas salgadas).
Mas, como amamentei a Maria Júlia, a caçula, por mais tempo (exatos 6 meses e 8 dias – veja o relato da minha segunda experiência com a amamentação aqui), ela experimentou as frutas com cinco meses e iniciei a introdução de sopinhas aos 6 meses.
E, juro que quando fui fazer a primeira sopinha, não me lembrava de como deveria prepará-la. Assim, para ajudar você também a preparar as primeiras papinhas do seu bebê, trago a receita do pediatra das pequenas.
Sopa, sopa, sopinha
Em meio litro d´água, e cortar em pedaços, levar ao fogo:
- Legumes: 2 ou 3 (chuchu, cenoura, berinjela, batatinha, mandioquinha, abobrinha ou outros);
- Verduras: 1 ou 2 (agrião, brócolis, couve, espinafre ou outros);
- Após uma semana, acrescentar 100 gramas de carne magra (vaca ou frango) e também pouco azeite ou manteiga;
- Após 10 dias, acrescentar cereal (arroz, aveia, fubá, ervilha, grão de bico, lentilha) ou massa miúda (estrelinha, cabelo de anjo ou outros);
- Após 15 dias, acrescentar ovo (aos poucos) e fígado de galinha;
- Após os 5 meses e meio, acrescentar caldo de feijão (temperado com azeite e cebola);
Passar na peneira fina e no fim amassar com o garfo.
Não apliquei o método BLW – Baby-led Weaning. Acabei optando pelo mesmo método de Introdução Alimentar que usei com a primogênita.
À princípio optei por utilizar o liquidificador para bater as papinhas das crianças, depois de um tempo, passei a amassar com um garfo, ideal para o desenvolvimento da mastigação.
Hoje, com 11 meses, a Maria Júlia já come, além das sopinhas, arroz amassadinho com caldo de feijão e ovo cozido, por exemplo.
E, não tenho preconceito em oferecer as papinhas industrializadas quando passamos quase um dia inteiro fora de casa, passeando. Contudo, o melhor é nos programarmos para estarmos em casa nos momentos das refeições dos bebês para oferecermos sempre uma refeição preparada por nós, onde o controle dos alimentos oferecidos é muito maior.
Deixe a receita de sopinha na porta da geladeira e bora lá preparar muitas papinhas para a I.A. do seu bebê!
Um abraço,