Tarundu
Há duas semanas, o post com a nossa segunda resenha de viagem para Campos do Jordão com crianças foi publicado (o primeiro post foi publicado em 2013, aqui). Nele, contei que após a escolha da hospedagem, o Tarundu foi incluído no nosso roteiro. E, como este passeio foi o ponto alto da nossa viagem, reservei um post inteirinho para contar a nossa experiência no parque e trazer algumas dicas para você.
Caso ainda não tenha ouvido falar dele, o Tarundu é um espaço em Campos do Jordão com atrações de lazer para todos os gostos e idades, onde você tem contato com a natureza em uma área de 500.000 m² de mata preservada, à 1.700m de altitude. O espaço é realmente fantástico e merecedor do nome: Tarundu em Tupi Guarani significa “Estado de Graça”.
Valores
No site do parque há valores informados para: acesso (passeio Tarundu), atividades avulsas e atividades ilimitadas (passaporte VIP). Durante a nossa visita, o pagamento do acesso foi obrigatório tanto se optássemos por atividades avulsas quanto ao optar por atividades ilimitadas. Através dele, temos acesso à facilidades como estacionamento, sanitários, WiFi, além de restaurante, jardins, trilhas, mirantes, casa na árvore e etc.
Minha família e eu optamos pelo passaporte que nos deu completo acesso, pois como a nossa intenção foi passar um dia inteiro no parque, caso tivéssemos optado por pagar pelas atividades de forma avulsa na metade do dia já teríamos atingido os valores pagos pelos passaportes VIP.
Campos do Jordão faz valer a fama de ser um destino caro e o Tarundu não sai fora desta curva, mas garanto que vale a pena a visita!
Tarundu com chuva
Nossa viagem para Campos do Jordão estava prevista para os dias 15, 16 e 17 de novembro. Mas, eram previstas chuvas para este período. De acordo com a previsão do tempo, somente teria abertura de sol no dia 18.
Assim, com medo de desperdiçamos nossos passaportes Tarundu adquiridos com antecedência pelo site, mudamos a data do nosso check-out para 18 de novembro. No entanto, a previsão mudou e arriscamos conhecer o parque no próprio dia 17.
E toda esta história é só para te contar que vale visitar o parque com garoa, mas com chuva não! Pouco antes do almoço, o chuvisco virou chuva e as atrações ao ar livre foram fechadas. Aproveitamos o período para almoçar no Tainakan Gourmet, restaurante posicionado estrategicamente no centro do Tarundu, onde as lareiras proporcionam uma experiência à parte.
Enquanto almoçávamos, a neblina baixou e confesso ter entristecido em pensar que nosso passeio poderia ter terminado ali. Por sorte, ao terminarmos de almoçar, o tempo abriu vagarosamente.
Atrações
Durante a nossa visita, algumas atividades, como patinação no gelo, balonismo e orbit ball, estavam fechadas por conta da pandemia da Covid-19. Mas, o número de atrações abertas foi o suficiente para nos divertirmos muito em família.
Nossa primeira atração no Tarundu foi Mini Buggy, onde a Maria Eduarda dirigiu um bugue pela primeira vez.
Entre tantas atividades, as que mais gostamos foram aquelas que pudemos fazer em família, como o Brinquedão e o Escorrega Bóia.
As tirolesas também são imperdíveis, a Tirolesa Light para as crianças e a Tirolesa High Fly para os mais corajosos. A Tirolesa High Fly possui algumas curiosidades: no site do parque aparece um adulto com duas crianças, mas os três precisam juntos ter 120kg, além disso, é uma tirolesa de ida e volta, ou seja, é preciso ter coragem para saltar de duas torres com 50 metros de altura. Eu fui! (♥)
A atração que gostaríamos de ter ido, mas que não pudemos devido à restrição de altura foi o Paint Ball (altura mínima de 1,40m). Outras atrações só puderam ser realizadas por uma das meninas, como o Bungee Trampolim (até 30kg) e Cama Elástica (de 2 a 5 anos) realizadas pela Maria Julia e o Arco & Flecha (altura mínima de 1,30m) e o Bóia Cross (altura mínima de 1m) , realizadas pela Maria Eduarda (meu marido e eu nos revezávamos para acompanhá-las).
Outras atividades radicais do Tarundu, estão Arborismo Top, que meu marido e eu não sentimos vontade de fazer, e o Arborismo Light, que as crianças fizeram e gostaram.
Além do Escorrega Bóia e do Arco & Flecha, realizamos outras atividades indoor por causa do mal tempo. São elas: Imagination, Air Games e Up’nDown e animal de passeio elétrico.
Por se tratar de uma atividade que demanda maior concentração, deixamos o Mini Golf por último, quando as crianças já estavam cansadas, mas ainda não queriam ir embora.
Algumas atrações possuem idade mínima, mas é aconselhável somente para adultos, como o Paint Alvo, atividade que meu marido e eu realizamos, e como o Tiro Esportivo, atividade que dispensamos durante nossa visita. O motivo é que a força do disparo pode machucar ou assustar as crianças.
Devido ao mal tempo e o fato de encontrarmos essas atividades em outros locais, como fazendinhas, também dispensamos o passeio de pônei, o passeio a cavalo e o passeio Cross Country.
Durante a nossa visita, somente uma atração esteve em manutenção pelo tempo em que estivemos no parque, o Tubo Insano.
Por tudo isso, o Tarundu foi uma ótima escolha para o nosso roteiro de 3 dias em Campos do Jordão.
Tarundu
Avenida José Antônio Manso, 1515
Campos dos Jordão – SP
Gosta de parques de aventuras? Confira nossas outras experiências:
Hopi Hari, em Vinhedo – SP
Parque Unipraias, em Balneário Camboriú – SC
Beto Carrero World, em Penha – SC
Um abraço,