No último feriado aproveitamos para fazer um passeio que há tempos eu tinha vontade. Fomos passear de trem a vapor, partindo de Campinas com destino a Jaguariúna. Campinas está a apenas 96 Km de São Paulo e por isso pode ser um passeio de 1 dia só.
Confesso que estava mais animada que a minha filha para fazer o passeio de trem a vapor, pois adoro passeios que nos remetem ao passado. A entrada, a bilheteria e a arquitetura da estação estão preservadas, assim como a própria Maria Fumaça e os carros. O trem é operado pela ABPF – Regional Campinas e o valor do seu ingresso é aplicado na restauração e manutenção da ferrovia. Legal saber que além de passear estamos contribuindo para a preservação do patrimônio histórico.
Na estação ferroviária há lanchonete, mas não deixe para almoçar no local, principalmente com crianças. A lanchonete serve pastel frito na hora, pães de queijo fresquinhos entre outros salgados, além de sucos e refrigerantes. Dentro do trem são vendidos sorvetes, chocolates, salgadinhos, sucos, refrigerantes, cervejas e lembranças do passeio. A opção mais saudável são os sucos sem açúcares e conservantes.
Durante o passeio há também apresentação de grupo musical que vai lhe trazer músicas clássicas brasileiras. E por fim, haverão monitores que trarão informações sobre a história da ferrovia, sobre as fazendas, estações e etc.
Há duas opções de passeio: percurso completo e meio percurso. Optamos pelo passeio completo, e a minha dica para quem está com crianças é fazer o meio percurso, pois percebi que minha filha ficou cansada de ficar tanto tempo no trem. Notei também que outras crianças estavam impacientes e que muitas delas dormiram com o balançar do trem a vapor que viaja a uma velocidade média de 35Km/hora.
O que eu mais gostei do passeio, além de me sentir nos tempos de ouro das ferrovias, foi conhecer um pouquinho da história das centenárias fazendas de café pela quais os trilhos beiram. Algumas delas já foram cenário de novelas e minisséries da televisão brasileira.
E eu não poderia deixar de levar um souvenir do passeio, a camiseta que minha filha está vestindo. Alí mesmo a troquei, pois no passeio de trem durante a tarde fez muito calor. Ao anoitecer a temperatura caiu rapidamente.
Consulte o endereço e os horários de saída (partindo de Campinas ou partindo de Jaguariúna) clicando aqui.
Um abraço,
Mari.